Reabilitação e Adestramento baseados na Psicologia Canina
O trabalho baseado na Psicologia Canina, procura fazer de você um tutor ideal para seu cão, um líder assertivo e calmo e o seu cão equilibrado e feliz.
Nessa metodologia não existem punições, utilizamos apenas as correções. Essas correções são feitas como os outros cães da matilha fariam se o cão fizesse algo errado. São pontuais e feitas no momento exato, sem traumas para o cão. É como corrigir uma criança, é necessário para que entenda que errou e que não deve repetir aquele comportamento.
Punições como bater, gritar, borrifar água na cara do animal, assustá-lo com barulhos… tudo isso é inútil para os canídeos, só geram traumas, fobias e inseguranças. Os cães não entendem punições porque na natureza eles jamais são punidos. O líder da matilha não coloca ninguém de castigo quando erra, não bate, não coloca no cantinho do pensamento, ele apenas corrige. Gritar, bater, gesticular com intensidade são comuns e fazem sentido apenas para nós, os primatas, para os canídeos isso tudo não faz o menor sentido.
Uma coisa que faz sentido naturalmente para os cães é a hierarquia. Eles são animais que vivem em bando, em matilhas, por isso a hierarquia é muito importante para sua sobrevivência.
A Psicologia Canina trabalha o cão em seu estado mais natural possível, com o mínimo de interferência humana no seu comportamento. Por isso, a partir do momento que o homem entra nessa relação ele tem que construir uma hierarquia forte, ser um líder assertivo, amável e compreensível.
O profissional que trabalha com essa metodologia busca trazer de volta para o cão o estado calmo, submisso e equilibrado que eles apresentam vivendo na natureza. E nosso trabalho é ajudar o tutor a entender como fazer isso.