O que é a Psicologia Canina e como ela funciona?
A Psicologia Canina surgiu da observação dos canídeos selvagens em seu habitat natural, sem a interferência humana. Da forma como eles se comportam em suas alcateias e matilhas. A partir daí, foi desenvolvida a metodologia baseada nessa observação, para que possamos usar esses mesmos comportamentos com nossos cães, em nossas casas.
E por que a Psicologia Canina funciona?
Porque todos os cães que conhecemos hoje, do Chiuhuahua ao Dog Alemão, todos se originaram do mesmo ancestral: o lobo cinzento.
Os cães domésticos são uma subespécie descendente do lobo cinzento, que deu origem aos siberianos e aos australianos, que foram os primeiros animais a serem domesticados pelo homem.
Por isso, nossos cães ainda tem muito instinto e estão muito mais próximos da vida selvagem do que nós supomos. A prova disso é que se cães e lobos cruzarem podem gerar filhos férteis e isso só é possível entre animais da mesma espécie.
Esse é o motivo pelo qual a Psicologia Canina funciona para nossos cães, porque é natural para eles. As informações que serão passadas já estão em seus DNA, a gente só vai recordá-los disso.
O nosso maior erro como tutores é esquecer que nós e nossos cães somos de espécies diferentes. Temos a ideia errada de que o que é bom para nós é bom para eles também e que eles ficam felizes ao serem tratados como humanos. Eles não são serumaninhos, são canídeos e, por isso, diferentes de nós, com necessidades diferentes das nossas e com comportamentos diferentes dos nossos. Somente depois que entendemos isso é que conseguimos ter cães equilibrados e realmente felizes.